O Dia Ruim faz parte da vida. Não falo de um “dia” de 24 horas, mas de um período em que as coisas não funcionam, ou que você ora e nada acontece, espera, sonha e… nada.
É como quando você vai jogar bola (ou está só de fora conversando sem querer mal a ninguém) e toma uma bolada na cara. É aquele momento ou fase que dá tudo errado.
A Bíblia lida muito com o conceito do “Dia Ruim”.
Lembra-se da história de Jó? Ele perdeu tudo que tinha, os filhos morreram, ele ficou muito doente, cheio de coceiras no corpo, a mulher e os amigos só falavam besteira e dava tudo errado. Mas sua vida foi transformada, e nos ensina uma grande lição. Em Eclesiastes 7:14 diz,“Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro.” Nós somos homens, e Deus é Deus. Ele fez as coisas desse jeito, e por isso não devemos questioná-lo.
Jesus mesmo disse que teríamos aflições neste mundo, e muitas provações. Mas Ele também fala para não nos inquietarmos com o amanhã, pois “basta a cada dia o seu mal” (Mateus 6.34). Cada dia tem o seu mal, a sua luta. Cada fase da vida tem a sua preocupação, a sua tristeza, algo que parece que falta.
Quando somos adolescentes, sonhamos em termos uma namorada, em dirigirmos um carro, em viajarmos pelo mundo, em trabalharmos e termos dinheiro. Muitas vezes não somos compreendidos e nem amados. Queremos envelhecer, sem saber que crescer custa, crescer é difícil.
Quando somos jovens, já sabemos do preço das coisas. Trabalhar, namorar, dirigir é tudo sobre responsabilidade. A vida é sobre pagar contas próprias, aprender a cozinhar, a se cuidar, a ter um trabalho para subsistir. Sofremos com outras coisas, mas também aprendemos a lidar melhor com a dificuldade.
Quando casamos e nos tornamos pais, temos que cuidar da vida dos pequenos que colocamos no mundo. Imagine a responsabilidade! E assim vai, a vida cheia de lutas e dificuldades.
E todos temos fases ruins. Não é só você (se for o seu caso) que está tomando bolada na cara. O que quero te dizer hoje são três coisas:
1. O Dia Ruim faz parte da vida
Não reclame do Dia Ruim. Ofereça a Deus sacrifícios de louvor (Heb. 13.15) e busque o contentamento na riqueza ou pobreza, na alegria ou tristeza. O povo de Israel reclamou no deserto, e Deus não permitiu que grande parte deles entrasse na terra prometida por sua murmuração. E mais: eles ficaram 40 anos andando em círculos no deserto. Bota fé que Deus existe, e que Ele cuida de seus Filhos!
2. Deus é CONOSCO no Dia Ruim
Por mais que seja difícil a situação, Deus é Pai, Ele é parceiro. Ele promete inúmeras vezes que não nos deixará no momento difícil. Por isso, tenha bom ânimo, porque você não está sozinho, Deus sabe do que você passa!
“Eu, o SENHOR, a guardo, e cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei.” (Isaías 27:3)
Os retos “não serão envergonhados nos dias maus, e nos dias de fome se fartarão”. (Salmos 37:19)
“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmos 23:4)
“Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.” (Salmos 37:25)
“Meu refúgio és tu (Deus) no dia do mal.” (Jeremias 17:17)
3. O Dia Ruim nos faz crescer
O sofrimento nos amadurece, a dificuldade nos incentiva a pensarmos em novas soluções, a tristeza nos faz ter misericórdia dos que sofrem. Tudo tem o seu propósito, e períodos na vida de muito sofrimento, tristeza, solidão, dificuldade, problemas de saúde, têm o seu significado.
Muitas vezes nos aproximamos de Deus no Dia Ruim. Esse era o caso do povo de Israel, que só se voltava a Deus quando estavam sofrendo. Será este o seu caso? O objetivo de Deus conosco é que retornemos para Ele. Muitas vezes o sucesso, uma namorada, muito dinheiro, e coisas desse mundo só nos separa dEle.
O “Dia Ruim” nos faz mais sensíveis, mais humanos.
O “Dia Ruim” é a nossa prova, onde nossos corações podem ser purificados ou mais sujos ainda com as ansiedades da vida.
Por isso, se você estiver passando pelo Dia Ruim, siga o conselho de Paulo para resistir firme e perseverar:
Tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. (Efésios 6:13)